Tempo e Volumes Históricos

Ao observar a história, na qual certos episódios, com o passar do tempo, se tornam míticos, por exemplo, a guerra de Tróia, ocorrida por volta de 1200 a.C., é considerada evento histórico, mas recheada de ‘acidentes míticos’, me ocorreu que, os volumes históricos são similares a volumes enciclopédicos.
Considerando este período histórico atual que começa no século V a.C., uso como critério o fato que, Homero, por vezes, é questionado se foi personagem histórico ou mítico, e que viveu no século VIII a.C. (lembrando que personagens mais recentes, como Shakespeare, também recebe esta dúvida se foi personagem histórico).
Nesta abordagem, a guerra de Tróia, por seu caráter mítico, pertenceria a outro volume histórico, inacessível aos dias atuais.
Platão, ao se referir à Atlântida, pela presente classificação, pertenceria ainda a outro volume histórico, mais antigo e distante. Portanto, a atualidade, a época de Tróia e a época da Atlântida constituiriam três volumes históricos distintos.
O que se destaca nesta classificação é a dificuldade de firmar a concretude dos acontecimentos pertencentes a outro (ou outros) volume histórico, caindo então na narrativa mítica e em um universo de abstração e incertezas.
Siga meu blog
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.